22 setembro 2021

Câmara de Mairinque adere ao Protocolo Estatutário do Parlamento Regional Metropolitano

A Câmara de Mairinque está autorizada a aderir ao Protocolo Estatutário do Parlamento Regional Metropolitano de Sorocaba, Itapetininga e Tatuí, é o que estabelece o Projeto de Resolução nº 10/2021, aprovado na última sessão ordinária, realizada em 20 de setembro. De acordo com o projeto, autoria do presidente da Câmara, vereador Edicarlos da Padaria (DEM), a Câmara indicará por meio de ato da presidência os vereadores para compor o Parlamento Regional.

“Essa liderança vai tratar dos assuntos em comum, sempre em prol da melhoria da qualidade de vida para as cidades, buscando soluções em conjunto, com estudos técnicos, projetos e ações do Poder Legislativo, com cursos de formação para vereadores e assessores, que podem ser desenvolvidos por meio das Escolas Legislativas, como há na cidade de Sorocaba e Itu. A integração desses líderes regionais vai possibilitar uma articulação de políticas públicas mais eficazes, trazendo mais investimentos, melhorias e atendimento às demandas dos munícipes”, apresenta a justificativa da presidência da Câmara.

SOBRE O PARLAMENTO REGIONAL

Em 12 de agosto, 126 vereadores dos 34 municípios que integram as regiões de Sorocaba, Itapetininga e Tatuí estiveram reunidos no Fama Museu em Itu participando da cerimônia de constituição do Parlamento Regional Metropolitano de Sorocaba, Itapetininga e Tatuí.

Juntas, as 34 cidades que integram o Parlamento Regional contam com 390 vereadores, que representam mais de 2 milhões de cidadãos.Mairinque faz parte dos 22 municípios integrantes da sub-região de Sorocaba. Nas sub-regiões de Tatuí e Itapetinga são 12 municípios.

O evento foi promovido pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP). Durante a reunião foi aprovado o Protocolo Estatutário, a eleição da Mesa Diretora do Parlamento e a nomeação das Comissões que atuarão na representatividade da formação e apresentação das pautas que serão tratadas e encaminhadas através das sessões ordinárias do Parlamento Regional.