29 junho 2022

Moção de Repúdio pelo ato de violência sofrido pela procuradora-geral de Registro-SP

As vereadoras Emily Idalgo (PT) e Rose do Cris (MDB) apresentaram a Moção de Repúdio nº 19/2022, na sessão ordinária de segunda-feira (27), contra o ato de violência sofrido por Gabriela Samadello Monteiro de Barros, procuradora-geral da Prefeitura de Registro, SP, em 20 de junho. O manifesto das vereadoras foi aprovado pelo Plenário e contou com o apoio dos demais vereadores da Câmara de Mairinque, que também assinaram a moção.

O caso, amplamente divulgado pela imprensa, mostrou a crueldade praticada pelo procurador Demétrius Oliveira de Macedo ao espancar Gabriela dentro da repartição pública onde ambos trabalhavam. Segundo informações divulgadas, o procurador tinha problemas de relacionamento com colegas no ambiente de trabalho e não aceitava ser chefiado por mulheres. Na quinta-feira (23), a Polícia Civil prendeu o procurador.

"A violência contra a mulher ainda é uma infeliz realidade mundial persistente e que precisa, a todo custo, ser rechaçada em todos os locais, inclusive no serviço público. Ao longo dos anos as mulheres lutam contra o machismo que ainda é presente nas estruturas da nossa sociedade. Dentro desses anos de lutas estão grandes conquistas, como o direito a voto, ocupação de espaços dentro da política, igualdade salarial, direito à saúde, entre outros direitos básicos que por muitos anos foram negados”, apresenta parte da mensagem da moção.