17 agosto 2022

Censo 2022 – sua participação é fundamental!

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara com informações do IBGE - Censo 2022

A Câmara de Mairinque recebeu, na segunda-feira (15), o agente censitário José Vargas, responsável geral pela coleta de dados no município. Durante a reunião no Plenário, o agente esclareceu dúvidas dos vereadores sobre o Censo 2022, e também pediu o apoio da edilidade na divulgação do recenseamento junto aos munícipes. Conforme o agente, 25 recenseadores visitarão aproximadamente 20 mil domicílios em Mairinque. Para isso, atender ao recenseador e responder corretamente as perguntas do questionário é fundamental para o desenvolvimento do município. Os resultados do Censo contribuem na implementação de políticas públicas, como saneamento básico, transporte público, creches, postos de saúde, além de poder subsidiar os investimentos da iniciativa privada.

Os questionários das pesquisas começaram a ser aplicados no início de agosto, e tem dois modelos: o básico e o de amostra. O básico tem 26 perguntas, e será o questionário que a maior parte dos domicílios responderá, pois aborda as principais características do domicílio e dos moradores. Já o questionário da amostra tem 77 perguntas, no qual são colhidos dados mais detalhados sobre educação, saúde, deslocamento e outros. Este está previsto as ser aplicado em uma parcela menor dos domicílios. A escolha dos tipos de questionários é feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador. Os tempos medianos para se preencherem os questionários básico e da amostra são de 5 e 16 minutos, respectivamente.

SEGURANÇA

Os agentes do Censo estão uniformizados com colete azul marinho grafado com a sigla IBGE. No crachá há o nome completo do profissional, número da matrícula, RG ou CPF e um QR-Code para confirmação. A confirmação da identificação do recenseador também poderá ser feita pelo site Respondendo ao IBGE (https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html) ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matri?cula e/ou CPF do recenseador.

PELA INTERNET OU TELEFONE

Já as abordagens alternativas, internet ou telefone, poderão ser feitas de forma mista com a presencial. A entrevista presencial é importante, pois o recenseador pode esclarecer dúvidas do recenseado durante a conversa. Para responder pela internet, o informante deverá aguardar a visita do recenseador, que irá cadastrar seu e-mail e seu celular (para recebimento de SMS) no sistema. Para o e-mail e o celular será enviado um token (eTicket), que será usado para acessar o questionário do Censo. O preenchimento é totalmente on-line e não é necessário baixar nenhum aplicativo ou documento.

Na modalidade internet, o morador terá sete dias para preencher o questionário. Se o informante não conseguir concluir o questionário de uma só vez, os dados ficarão salvos para que ele possa retornar de onde parou no próximo acesso. Correções também podem ser feitas a qualquer momento, mas só até que o envio seja realizado.

Já a coleta por telefone, além de uma opção para o respondente, será também uma forma de abordagem ativa nos casos em que os moradores não forem encontrados na residência durante a visita do recenseador. Nos casos em que o recenseador não encontrar os moradores nas primeiras visitas e deixar sua folha de recados, os moradores terão a opção de ligar para os recenseadores e agendar uma entrevista presencial ou mesmo realizar a entrevista por telefone. Além disso, a entrevista por telefone também será utilizada para aqueles que optarem pelo autopreenchimento pela internet, mas não concluírem o questionário.

O suporte por telefone será feito pelo Centro de Apoio ao Censo (CAC). Para fazer contato com o CAC, basta o morador ligar para o 0800 721 8181 do IBGE. Os agentes do CAC responderão dúvidas em geral sobre o Censo, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização do morador, poderão preencher o questionário em entrevista por telefone.

[Fonte: censo2022.ibge.gov.br]