07 janeiro 2020

Eleitores têm até maio para regularizar título eleitoral

Fonte: São Roque Notícias

A regularização é necessária para quem não realizou o cadastro biométrico e teve o título cancelado

Eleitores de São Roque, Mairinque, Alumínio e Araçariguama que perderam o prazo de realização da biometria e ficaram com titulo cancelado, podem regularizar a situação eleitoral fazendo a biometria no Cartório Eleitoral de São Roque até maio.

Não há multas para quem não conseguiu fazer, no entanto, de acordo com a direção do Cartório, quem não fez a biometria no prazo esgotado, já está com o titulo cancelado.

Com o titulo cancelado, a pessoa não pode votar, não pode assumir cargo público, tirar passaporte, não pode tirar CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos/financiamentos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, não poderá participar de concorrência pública e não poderá praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.

Atualmente, a Receita Federal realiza a conferência da situação do eleitor, e caso a situação do título de eleitor seja cancelado, a Receita Federal acusará pendências no CPF, com isso o eleitor terá problemas em receber benefícios do governo (Aposentadoria, Pensão, Bolsa Família, FIES, etc) e movimentar conta em banco.

Porém, ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, o cidadão que estiver nessa situação, basta fazer a regularização e ter o título normalizado.

Para ter o título em dia, quem perdeu o prazo deve fazer a biometria até maio.

Eleitores de São Roque, Mairinque, Alumínio e Araçariguama que perderam a bimembraria podem agendar atendimento no Cartório Eleitoral de São Roque para resolver o problema.

Ainda de acordo com a direção do Cartório, é só pessoa pedir a regularização e fazer a biometria, fincado assim em dia com a Justiça Eleitoral sem ter qualquer problema.

No ano passado o prazo foi para a realização da biometria, agora o prazo é para quem não fez e está com o título cancelado.

Para fazer a regularização

Os eleitores da região da zona eleitoral 131 que querem fazer a regularização do título devem agendar o cadastramento biométrico no Cartório Eleitoral de São Roque na Rua Rui Barbosa no centro de São Roque.

Podem ligar para o cartório ou ir até a sede do órgão. O cartório eleitoral de São Roque, na Rua Rui Babosa, nº 519, centro, é responsável pelo quatro municípios nessa região. Telefone (11) 4784-6252.

Confira abaixo os documentos necessários:

• o título de eleitor, se tiver;
  • documento de identidade com foto (ou RG, ou Passaporte, ou Carteira Profissional, ou
  • Carteira de Trabalho, etc);
  • CPF, se tiver;
  • comprovante de endereço (ou conta de água, ou conta de luz, ou conta de TV à cabo, ou conta de telefone, ou conta de internet, contrato de aluguel com firma reconhecida, etc) no seu nome, no nome do cônjuge (necessário apresentação da Certidão de Casamento), no nome dos seus pais ou responsáveis.

Todos os documentos precisam ser originais, legíveis e em bom estado de conservação.

[Fonte: www.saoroquenoticias.com.br]