Câmara Municipal de Mairinque

Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
20 janeiro 2022

Vereadores se reúnem com membros da ARSESP e da sociedade civil para tratar sobre os serviços de saneamento do município

Fonte: Assessoria de Gabinete da Presidência da Câmara

O presidente da Câmara, vereador Edicarlos da Padaria (DEM), juntamente com vereadores Abner Segura (PSD) e Rose do Cris (MDB), acompanhados pelo assessor da presidência, Manoel Carlos Justo, participaram de uma reunião virtual com representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP), na última quinta-feira (20). Também participou do encontro on-line a ex-vereadora Ildéia Maria de Souza, integrante do conselho gestor da APA Itupararanga e do Comitê de bacias dos rios Sorocaba e Médio Tietê. Entre os assuntos abordados estavam o reajuste tarifário anual e a qualidade dos serviços prestados pela concessionária dos serviços de água e esgoto do município de Mairinque. 

Entre os representantes da ARSESP estavam o superintendente de fiscalização de saneamento básico, Rodolfo Ferreras, o superintendente de fiscalização econômico-financeira e contábil, Jefferson Meireles, e o diretor de relações institucionais, Joaquim Matias. Conforme os pontos abordados, o reajuste tarifário anual, ainda não foi definido. Embora o índice definido para o reajuste seja o IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado), o valor deve ser definido após análise do equilíbrio econômico e financeiro da concessionária Sanequa.

Foi levantado pela ARSESP a necessidade de as reclamações dos munícipes também serem feitas no Serviço de Atendimento ao Usuário da ARSESP, pois é a forma de o órgão regulador conhecer as reais necessidades e queixas da população com relação à empresa Saneaqua. Conforme informações disponíveis no site www.arsesp.sp.gov.br, o telefone para contato referente aos serviços de saneamento é o 0800 77 16 883 (segunda a sexta, das 8h às 20h). 

Outro ponto abordado pelos vereadores foi a necessidade de expansão da rede de água e esgoto para os bairros que ainda não tem acesso, como é o caso dos bairros Paineiras, Parque das Rosas, Oriental, entre outros. De acordo com os representantes da ARSESP, para a ampliação dos serviços é necessário que os bairros estejam definidos no Plano de Saneamento e no contrato de concessão. A ARSESP ficou de verificar quais bairros poderiam avançar nesse sentido, pois foram levantados casos em que os investimentos foram feitos mesmo sem estarem no contrato de concessão.

Durante a reunião foi apontada a necessidade de utilização de fontes alternativas de energia para as estações elevatórias de esgoto. Os representantes da agência disseram que deveria haver um estudo de custo e benefício da troca da tecnologia energética para esse caso. Quanto ao problema de falta de água no bairro Dona Catarina, os representantes da agência informaram que a questão seria verificada, assim como o caso da Lagoa Seca e dos bairros em que é necessária a expansão do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto. 

A ARSESP se disponibilizou para vir a Mairinque para uma reunião presencial e aberta ao público para esclarecer as dúvidas da população. “Somente com o envolvimento do executivo, dos demais vereadores e de toda a população, conseguiremos resolver os problemas de Mairinque, principalmente na área dos serviços de água e esgoto”, pontuou o presidente da Câmara, vereador Edicarlos da Padaria.


Pesquisar Notícias

INFORMAÇÃO DE CONTATO

Av. Dr. Gaspar Ricardo Jr, 185 - Centro - Mairinque - SP - 10120-000

Ligue para nós

11 4708-2910 | 4708-4211

11 4708-4764 | 4718-4690