28 janeiro 2022

Vereadores de Mairinque e São Roque buscam providências para problema entre os dois municípios

O presidente da Câmara de Mairinque, vereador Edicarlos da Padaria (DEM), juntamente com o vereador da Câmara de São Roque, Clóvis da Farmácia (Podemos), nesta semana, esteve no Bairro Recanto dos Eucaliptos para buscar solução para o problema enfrentado pelos moradores da Rua Pedro Luiz Totti, onde há o despejo de esgoto residencial na via, que se acumula na Rua Vitor Amaro Garcia (antiga Estrada da Lagoa Seca).

Em julho do ano passado um grupo de vereadores da Câmara de Mairinque se reuniu no mesmo local com gerentes técnicos da concessionária Saneaqua para saber quais seriam as providências tomadas pela empresa. Na ocasião ficou acertado que a concessionária iniciaria as obras de instalação de uma rede coletora de esgoto e a construção de uma caixa de armazenamento próximo à Rua Vitor Amaro Garcia. No entanto as obras não ocorreram, porque foi constatado que grande parte da área pertence ao município de São Roque.

SOLUÇÃO

Como os moradores da Rua Pedro Pedro Luiz Totti pagam tarifa à Saneaqua, para a execução do projeto de coleta de esgoto a empresa precisaria de autorização da Prefeitura de São Roque e da empresa Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto daquele município. Conforme o projeto da Saneaqua, a Sabesp ficaria responsável pelo esvaziamento da caixa de armazenamento do esgoto coletado na Rua Pedro Pedro Luiz Totti, já que a maior parte da área pertencente a São Roque.

Com objetivo de solucionar esse impasse na divisa entre os dois municípios, na última quinta-feira (27), o vereador da Câmara de São Roque, Clóvis da Farmácia, intermediou uma reunião entre o presidente da Câmara de Mairinque, vereador Edicarlos, e o presidente da Câmara de São Roque, vereador Julio Mariano (PSB). Do encontro realizado na sede do Poder Legislativo são-roquense, participaram também a vereadora Rose do Cris (MDB), e o assessor de gabinete da presidência, Manoel Carlos Justo. Na ocasião, o vereador Julio Mariano disse estar a par desta dificuldade enfrentada pelos moradores e que solicitará ao Poder Executivo de São Roque que acione a concessionária de água e esgoto daquele município.

“Quero agradecer ao presidente da Câmara de São Roque, vereador Julio Mariano, que se prontificou a pleitear junto ao Poder Executivo de São Roque a autorização para que a Saneaqua de Mairinque possa instalar a rede de coleta e construir a caixa coletora de esgoto. Também quero agradecer imensamente ao vereador Clóvis da Farmácia que está junto conosco nesta empreitada. A ajuda deste vereador tem sido fundamental para que esse problema dos munícipes seja resolvido”, agradeceu o vereador Edicarlos da Padaria.

Conforme o vereador Edicarlos, além da rede coletora de esgoto, a via precisará de mais serviços de infraestrutura. “A princípio será feito a coleta de esgoto da Rua Pedro Luiz Totti, mas nosso objetivo é recuperar toda a via com a execução de pavimentação asfáltica e sistema de captação de água pluvial para que o problema não volte a ocorrer”, disse o vereador.